Como sustentar um ataque marítimo [7] [73ª Edição]

• Como sustentar um ataque marítimo [7] [73ª Edição]

Na continuação de um projeto Papyrus, começado na Edição 72 com o trabalho Trabalhar um combate marítimo, surge este trabalho para mostrar como podemos sustentar esse mesmo combate. Ficam aqui algumas dicas...

Primeiro impacto
      Assim que o combate começa a primeira coisa a fazer é abrir o relatório > Ver relatório detalhado de batalha. Porquê? Porque assim, ficamos a ver como estão as slots, as perdas e acima de tudo as munições. Isto é muito importante, especialmente a última para fazer uma melhor gestão do combate. Exemplo, os barcos morteiros tem 5 munições, portanto duram 5 rondas.. Ao fim de 5 rondas, ou colocamos nova slot ou vamos ficar sem a chamada 2ª linha. Mesmo atenção para os Lança foguetes e os Submergíveis.
      Após isto ficar analisado, vamos ver a vida das nossas linhas face às linhas do adversário. Se tiverem iguais é porque é aceitável, se tivermos menos perdas encontramo-nos na situação ideal, e se ele a ter menos perdas, então algo estamos a fazer mal e temos de ver onde compensar isto.
      Por fim vemos a moral que temos e a moral que tem o adversário e fazemos a conta a quantas rondas assim vai dar, caso não se encontre nos 100%. De referir que a perda de moral é igual em todas as rondas... Ou seja se ele perder 5% vai sempre perder 5% por ronda, 10% sempre 10, etc...

Primeira análise ao adversário
      Acabada a revisão ao que aconteceu no primeiro impacto dos barcos, vem a parte mais estratégica... A análise ao que o adversário tem e a como vamos proceder ao ataque. Segue o exemplo do vídeo seguinte, onde o meu adversário tinha uma linha de combate sem "Lança chamas" portanto eu utilizei a 3ª linha só com lança foguetes porque apesar de maiores perdas em contas no RC, fazem mais danos nos Aríetes a Vapor..

Se ele tiver a perder moral, devemos ocupar logo outras cidades com uma frente de ataque pronta a começar um RC mal o nosso acabe.. e como fazemos isso? No vídeo se reparaste ia-mos na ronda 2, e ele já só tinha 50% moral, ou seja estava a perder 25% por ronda.. isto dá 4 rondas... Portanto assim que acaba a ronda 3, mandamos retirar tudo.. E começamos logo outro ataque .. O nosso RCvai até à ronda 4, ele vai ficar sem moral mas não dispersa porque na realidade ele é o "Vencedor do RC", mas se fizerem tudo bem, é ele que tem mais perdas e vocês são os verdadeiros vencedores.

A verdadeira manutenção
      Quando a nossa análise está pronta, já sabemos como vamos proceder ao nosso RC... Falta-nos então escolher como vamos fazer.. Pessoal, a realidade é que isto varia de jogador para jogador e consoante o vosso tempo.. Eu gosto de jogar ronda a ronda.. E se possível fazer a análise antes sequer do RC começar para não perder tantos minutos depois.. Só mesmo a questão da moral não pode ser calculada antes do RC começar, o resto pode, basta perderem um tempo e saberem como agir... Vou-vos mostrar aqui uns prints de um ficheiro que tenho no computador de simulação de combates...

Para mim são os 4 campos de batalha que podem existir num RC marítimo, tudo o resto fica fora de mão.. Mas cada um pode adaptar ao que gosta.. Eu por exemplo, tem situações em que misturo as unidades da primeira linha e da terceira linha também, como tem situações em que só tenho uma ou outra.. Ficam aqui 2 RC's de exemplo.. Um estou como ofensivo e o outro como defensor, um usei apenas o esquema Aríetes a vapor e Lança foguetes (RC1) e o outro usei linha completa de Lança chamas e Submergíveis e posteriormente substituídos por Lança foguetes, assim como os Lança chamas foram substituídos pelos Arietes a Vapor (RC2).

RC1:
      Batalha no mar perto de Polis

Batalha no mar perto de Polis
      (25.06.2017 7:22:15)
      -R-_Nice_-R-[- M -] de ℝ SΛVΛGΣ
      vs
      Tultov de Polis

---------------------------------------------------------------------------------------------
      Trirreme............................242(-108) - Trirreme..............................0(-300)
      ............................................. - Lança-Chamas..........................0(-200)
      Barco Morteiro........................168(-0) - Barco Morteiro.........................0(-50)
      Aríete a vapor.......................217(-33) - Aríete a vapor........................0(-100)
      Submergível............................50(-0) - Submergível...........................0(-100)
      Lancha rápida.........................180(-0) - Lancha rápida.......................366(-134)
      Porta-balões...........................5(-25) - Porta-balões...........................0(-10)
      Reparador..............................10(-0) - Reparador..............................10(-0)
      Lança-foguetes........................61(-14) - .............................................
      ---------------------------------------------------------------------------------------------
      Generais................................-2424 - Generais..............................-9417.6
      Pontos Ofensivos........................23544 - Pontos Defensivos........................6060
      Dano Recebido..........................121200 - Dano Recebido..........................470880
      Percentagem de Dano.......................20% - Percentagem de Dano.......................80%

Vencedores: -R-_Nice_-R-[- M -]

Perdedores: Tultov

933 unidades de -R-_Nice_-R-[- M -] estão a bloquear a entrada do porto para Polis

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 5:07:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 5:22:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 5:37:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 5:52:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 6:07:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 6:22:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 6:37:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 6:52:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 7:07:15)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (25.06.2017 7:22:15)

O resto do exército retirou-se porque o Tultov não tinha mais unidades para manter a linha de combate principal.

RC 2:
      Batalha no mar perto de Port Hope

Batalha no mar perto de Port Hope
      (29.06.2017 0:30:29)
      Katizu[-AC-] de Port Hope, Fenrock, ℝ SΛVΛGΣ, Kazordoon, Drefia, Mistrock, Farmine, Nargor
      vs
      -R-_Nice_-R-[- M -] de ℝ SΛVΛGΣ

Trirreme..............................0(-586) - Trirreme..............................8(-562)
      Lança-Chamas...........................0(-90) - Lança-Chamas.........................25(-658)
      ............................................. - Barco Catapulta........................54(-0)
      Barco Morteiro........................0(-100) - Barco Morteiro........................294(-0)
      Aríete a vapor........................0(-876) - Aríete a vapor......................192(-133)
      ............................................. - Lança-foguetes.........................63(-0)
      Submergível............................0(-31) - Submergível...........................179(-0)
      Lancha rápida.........................71(-20) - Lancha rápida........................29(-241)
      Porta-balões...........................0(-42) - Porta-balões...........................35(-0)
      Reparador..............................30(-0) - Reparador..............................27(-0)
      Generais.............................-28682.2 - Generais...............................-11624
      Pontos Ofensivos........................29060 - Pontos Defensivos.....................71705.5
      Dano Recebido.........................1434110 - Dano Recebido..........................581200
      Percentagem de Dano.......................71% - Percentagem de Dano.......................29%

Vencedores: -R-_Nice_-R-[- M -]

Perdedores: Katizu[-AC-]

776 barcos de guerra foram movidos de -R-_Nice_-R-[- M -] para Port Hope

9 barcos de guerra foram movidos de -R-_Nice_-R-[- M -] para Port Hope

121 barcos de guerra foram movidos de -R-_Nice_-R-[- M -] para Port Hope

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 22:15:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 22:15:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 22:30:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 22:30:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 22:45:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 22:45:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:00:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:00:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:15:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:15:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:21:28)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:30:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:45:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (28.06.2017 23:45:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (29.06.2017 0:00:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (29.06.2017 0:00:29)

A frota de Katizu[-AC-] foi completamente destruída.

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (29.06.2017 0:15:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (29.06.2017 0:15:29)

O milagre de Katizu[-AC-] 'Forja de Hefesto' está activo. (29.06.2017 0:30:29)

O milagre de -R-_Nice_-R-[- M -] 'Forja de Hefesto' está activo. (29.06.2017 0:30:29)

O resto do exército retirou-se porque o Katizu[-AC-] não tinha mais unidades para manter a linha de combate principal.

O resto do exército retirou-se porque o Katizu[-AC-] não tinha mais unidades para manter a linha de combate principal.

Portanto caro leitor, como podes ver, os nossos combates marítimos são uma conjunção de fatores que podem depender de cada jogador e cada forma de jogar.. Mas fica com este conselho, precisas de muito tempo e muitos pontos de ação se quiseres jogar ronda a ronda como eu.. E o que podes mudar em cada ronda? Bem isso depende do que o teu adversário tem.. Mas nada como fazeres testes.. Pessoalmente, eu prefiro misturar as linhas na maioria dos casos ;)

Redactor: -R-_Nice_-R-
      Chefe da redação: Alem da Lenda

Quando o sangue respira o ódio, não pode dissimular-se

The post was edited 6 times, last by Alem da Lenda ().

• Ola,

Queria desde já, dar os parabéns pelo artigo, mas queria deixar os meus comentários.

No 1º RC quando falas que o adversário só tem arietes na frente e colocas foguetes, bem ele só tinha 10 balões, logo é obrigatório colocar foguetes, pois depois de ficar sem balões, os foguetes não são destruídos, além de que ele não tinha hefesto ativo e tu sim. Logo se o adversário não tiver balões, é foguetes em cima dele!

No 2º RC as linhas não estavam todas completas, pois tu ao perderem Lancha rápida era porque não tinhas balões em algumas rondas e o adversário perdeu muito porque ficou sem 3ª linha.

Ou seja, estes 2 RCs não demonstram a estratégia que falas sobre a diferença de pontos que obtiveste nos RCs.
      Concordo com tudo o que falas sobre "estratégia" faltando no artigo a importância de ter todas as linhas balanceadas e a importância que a forja tem, principalmente, nas batalhas de barcos, quando os 2 adversários são equiparados em numero de barcos! Até porque a ativação da forja tem impactos na dita "estratégia"

Na “minha” estratégia, gosto de enviar uma primeira vaga de barcos completa e depois enviar vagas de apenas 1 tipo de barcos, para controlar os carregamentos. Gosto também de enviar os reparadores sozinhos.

"Eu sou um castigo de Deus. Se não tivesses cometido grandes pecados, Deus não teria enviado um castigo como eu para cima de ti" By: Genghis Khan
    • Ola Secretario,

concordo a 100% contigo.. Por acaso nao faço isso dos reparadores, mas hei de experimentar ;)

Quanto a situaçao da forja, é verdade, tenho a minha sempre ativa e nao deu para ver tao bem... O artigo tinha um video onde o combate ate era forja vs forja e via-se melhor, e muitos dos comentários vem daí tambem, mas por motivos "externos" teve de ser apagado e não podia ser publicado kkkkk

• Secretario wrote:

Na “minha” estratégia, gosto de enviar uma primeira vaga de barcos completa e depois enviar vagas de apenas 1 tipo de barcos, para controlar os carregamentos. Gosto também de enviar os reparadores sozinhos.
      Tenho uma estratégia semelhante, porém isto só dá quando há pontos de acção, quando não, tenho uma outra de fazer 3 esquadrões completos, e ir alternando-os.

E claro, forja sempre, a minha é infinita... amoooo...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
    • Olá boa tarde,

Gostei do artigo e deixa os meus Parabéns, alguns jogadores deviam perder um pouco de tempo e vir dar uma olhada no fórum para aprender mais sobre esse jogo!

Eu concordo plenamente com o Secretario, a tua estratégia não se vê nos dois RCs, enquanto o adversário tem a sua frota descompensados e tu não, e no RC 1 ele não tem Hefesto ligado que faz muita diferença.

No RC 1 tu tinha o Hefesto ligado, a tua frota estava completa e equilibrada ao contrario do adversário que está sem Hefesto e com a frota descompensada, as duas coisas junta é suficiente para perder uma batalha.

No RC 2 o adversário tem tudo desequilibrado, as grandes quantidades de linha de frente e pouca da 3ª linha e 2ª linha é enorme, isto logo leva a perda da batalha da parte do adversário, e tua frota estava bem equilibrada, só tinha poucas Porta balões, por isso perdeste muita lança rápida.

É isso que muitos jogadores não entendem que uma frota bem equilibrada é meio caminho andada para ganhar uma batalha!!!

A minha estratégia é mandar a minha frota completa para batalha deixando os morteiros e chamas por vagas.

A frota se está completa ganha mais força contra o adversário,claro que numa situação onde não tenho pontos de ação mando tudo juntos.....;)

Agradeço a tuas dicas, estão bem estruturadas.

Muito obrigada

Xena
    • @Xena, os exemplos nao foram os melhores por um motivo muito simples... O artigo ainda incluia um video com um RC muito mais completo e com vertentes ofensivas e estruturadas dos 2 lados, mas o mesmo continha musica e outros jogos que nao sao da GF e portanto nao deu para ser publicado.

Concordo que exista grande diferença nos RCS, mas a par deste trabalho está o anterior Edição 72 com o trabalho Trabalhar um combate marítimo.. A ideia é mostrar algumas dicas e ajudas (não tem todas como é facil de perceber), de forma a tentar incentivar pessoas a experimentar e dinamizar o jogo ...

De resto, se houvesse oportunidade, gostava mesmo de fazer algo para o efeito.

"A minha estratégia é mandar a minha frota completa para batalha deixando os morteiros e chamas por vagas." - Eu fazia isso, até perceber que me compensa mais em perdas de triremes, faze-los por vagas.. sao so 30 pontos por ronda que poupo... mas 30 pontos/ronda num RC de 10 ou 20 rondas... ja faz mais diferença..